É muito mais que um filme de guerra. Posso dizer tranquilamente que a guerra funciona como um pano de fundo para a história que é contata.
Ao sair do cinema ouvi um cara falando: “Esperava bem mais, sendo um filme da Primeira Guerra Mundial.”
Não, o filme não é sobre a Primeira Guerra. A história que é conta, se passa em um período da Primeira Guerra.
O filme traz uma história maravilhosa sobre heroísmo, coragem e amizade.
Ao final do filme sabemos bem pouco sobre os protagonista. Com isso posso afirmar que os soldados amigos sabiam pouco um do outro. Mas não impediu que no meio a guerra houvesse uma amizade e que por essa amizade um foi leal com o outro.
Hoje, quase não temos tempo para nada. Tenho 2 grandes amigos um sabe tudo ao meu respeito. Da comida que mais gosto a minha última dor de barriga… ??? É deste nível! O outro sabe muito mal o meu sobrenome. Mas os dois, eu acredito, são leais a nossa amizade. A amizade de cada um tem uma importância bem relevante na minha vida. Eles sabem que podem contar comigo.
No filme um soldado recebe uma missão e ele chama o amigo para ir com ele. Mesmo sem mostrar isso no filme, com toda certeza, ele chamou aquele que era mais próximo, aquele que lutaria por ele, aquele que seria capaz de cumprir a missão caso algo de errado acontecesse. Isso é amizade!
No final do filme um dos soldados tira um retrato onde está escrito: “Volte para casa”. É isso que sempre espero, que os meus amigos, cheguem em suas casas com segurança depois da batalha do dia.